São uma forma de rastreio à Covid-19 de fácil acesso e têm a grande vantagem de proporcionar um resultado quase instantâneo. Porém, cuidados a ter na sua realização para não enviesar o seu desfecho.
Saiba quais os erros a evitar para que os resultados dos autotestes sejam considerados fiáveis:
1- Esquecer-se de lavar ou higienizar as mãos antes de realizar o autoteste
De acordo com os médicos do sistema nacional de saúde britânico, deve lavar as mãos com sabão ou usar um desinfetante antes de fazer o autoteste ou sequer removê-lo da embalagem, segundo o jornal Express. Depois de realizar o teste, deve higienizar novamente as mãos.
2- Tirar a zaragatoa do tubo cedo demais
Não deixar a zaragatoa no tubo durante o tempo indicado na embalagem pode ter como consequência um resultado incorreto.
3- Ver o resultado fora do tempo recomendado
A maioria dos testes devem ser feitos em 30 minutos, embora algumas marcas indiquem 15 minutos. Ver os resultados antes do tempo pode levar a um falso negativo.
4- Esfregar apenas o nariz
Há casos em que os autotestes exigem que a zaragatoa seja introduzida no nariz e na garganta, enquanto outros requerem apenas que entre nas narinas. Deve, por isso, seguir as instruções do seu teste para garantir resultados precisos. No entanto, se apresentar sintomas de gripe e obtiver um resultado negativo, o Express escreve que introduzir a zaragatoa na garganta pode aumentar as hipóteses de detetar a presença de SARS-CoV-2.
Leia Também: Será infeção? 19 sintomas de Ómicron a que deve estar atento