Não há nenhum sintoma característico que permita distinguir as diferentes variantes de Covid-19. Há muitos casos em que os doentes não chegam sequer a apresentar sintomas, o que significa que podem ter estado infetados sem nunca terem sabido.
Existe forma de saber se alguém já esteve infetado com Ómicron? A resposta é: sim. É possível através de testes PCR com sequenciação total do genoma viral, revela o ABC.
No entanto, apesar de essa possibilidade existir, tornou-se praticamente impossível com o aumento exponencial de casos, desencadeado pela variante Ómicron, até porque a maioria dos infetados fez um teste antigénio ou autoteste em casa. Só os casos mais graves chegaram ao hospital e esse é o único local onde são realizados testes mais completos.
A variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde foi detetada na África Austral. Desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro do ano passado, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.
Leia Também: Estudo. Reforço aumenta proteção contra morte por Ómicron acima dos 50