Bebe pouca água? Há uma consequência que (muito provavelmente) desconhece

Por esta não esperava...

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/04/2022 23:03 ‧ 18/04/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Desidratação

Um estudo realizado pelo National Heart, Lung, and Blood Institute, nos Estados Unidos, revela que beber pouca água pode estar associado a um risco superior de insuficiência cardíaca, uma doença que surge quando a contração ou relaxamento do coração não são eficazes. Resultado? Não há sangue suficiente a ser bombeado para fora do coração.

Como explica o estudo, publicado no European Heart Journal, os investigadores analisaram os dados de 16 mil adultos, que vinham sendo acompanhados há 30 anos. Cerca de 11,5% dos indivíduos com quantidades consideradas normais de sódio no organismo, que não sofriam de diabetes, obesidade ou insuficiência cardíaca, acabariam por desenvolver a patologia.

Segundo os investigadores, o risco de insuficiência cardíaca aumenta em 39% quando o nível de sódio é superior a 143 mmol/L na meia-idade. Se a quantidade de sal for entre 142,5 e 143 mmol/L, há um aumento de 62% nas hipóteses de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda, uma condição que reduz a capacidade do coração de bombear sangue e que pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca.

Recorde-se que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar e a Direção-Geral da Saúde recomendam a ingestão de 2,5 litros de água por dia para homens adultos e dois litros para mulheres adultas. 

Leia Também: Amputações são mais comuns do que julga. E esta é principal razão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas