A passagem do até então desconhecido Eliezer Netto pelo 'Big Brother Brasil', da Globo, trouxe uma visibilidade à fimose e deixou as redes sociais em estado de polvorosa. Afinal, o que é? Dói? Tem cura?
Para que nada fique por esclarecer, o Lifestyle ao Minuto preparou cinco perguntas e respostas para entender este problema.
1- O que é a fimose?
A rede portuguesa de hospitais resume: trata-se da "dificuldade, ou mesmo impossibilidade, de expor a glande do pénis pelo facto do prepúcio ('pele' que recobre a glande) apresentar um anel muito estreito".
2- A que sintomas devemos estar atentos?
Os doentes com fimose apresentam:
- Abaulamento do prepúcio quando urinam;
- Incapacidade de retrair o prepúcio completamente que se mantem além dos três anos de idade e, em alguns casos, até mais tarde;
- Inflamações frequentes da glande e prepúcio.
3- Quais as causas?
Assaduras que podem causar cicatrizes e fibrose, bem como infeções crónicas associadas a uma higiene deficiente constituem as causas mais comuns. Pode ainda ocorrer em não circuncidados ou mesmo após a circuncisão. Em homens mais velhos, a diabetes é um fator de risco. E não é tudo. Embora muito rara, existe a fimose na mulher, envolvendo o clítoris e causando dor durante as relações sexuais.
4- Resolve-se sozinho?
Sim. A fimose é uma situação que se resolve espontaneamente. No entanto, em alguns casos pode ser necessária correção cirúrgica.
5- Há motivo para preocupação?
A fimose é problemática se causar obstrução ao fluxo urinário, dor, perda de sangue na urina ou infeção.
6- Como prevenir?
Os pais devem estar atentos à higiene das crianças, tratar adequadamente as dermatites, as assaduras e as infeções que possam ocorrer, fazer massagens ou exercícios.
Leia Também: Este hábito aumenta (e muito) o risco de disfunção erétil