Uma pesquisa, publicada na Wiley Online Library e citada pelo portal Nova Mulher, usou uma máquina de processamento de aprendizagem e linguagem com o intuito de discernir os principais temas comportamentais, nomeadamente motivações e estratégias, de um grupo de cerca de seis mil voluntários que perderam mais de 9 quilos e conseguiram manter o peso durante pelo menos um ano.
Relativamente a esse grupo de pessoas, os investigadores constataram um espírito notório de perseverança perante adversidades e força de vontade para controlar a quantidade dos alimentos consumidos e os respetivos comportamentos alimentares.
Sendo que de acordo com os especialistas, essas são as grandes estratégias para o sucesso quando se trata de perder peso.
Durante o estudo, a maioria dos voluntários manteve-se motivado e focado na sua saúde e aparência.
Leia Também: A bebida natural caseira com maçã e ananás que ajuda a emagrecer
Conclusões adicionais
Conforme explica o Nova Mulher, os dados apurados indicam que o género, idade e nível socioeconómico não foram fatores significativos associados à taxa de sucesso da perda de peso do grupo.
Ora, os investigadores destacam que, para qualquer pessoa, independentemente das suas circunstâncias, manter o peso requer aceitar e lidar com certos desconfortos, como "sentir fome ocasionalmente, exercitar-se em vez de comer devido a stress, entender a busca de recompensas versus a fome real e resistir a alimentos deliciosos", redigiram os académicos da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
O que por sua vez pode ser uma situação bastante complexa, visto que inúmeras vezes contraria os hábitos enraizados durante décadas e as influências sociais.
Leia Também: Quer emagrecer? Cinco exercícios para fazer em casa diariamente