Hoje em dia, o stress social é um dos problemas mais comuns da população em geral e, segundo um estudo, pode não estar a afetar só a sua saúde mental, mas também a enfraquecer o seu sistema imunitário.
Estas conclusões surgem de um estudo, onde foram analisados milhares de adultos, com mais de 50 anos, e que foi publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.
A equipa conseguiu determinar que pessoas com níveis de stress altos podem ter um número elevado de ‘células T’ desgastadas, que são essenciais no combate a doenças e na eliminação de ‘células zombie’, isto é, aquelas que já não se dividem no organismo, mas que se recusam a desaparecer e não permitem a criação de novas. A sua acumulação pode resultar em condições como osteoporose ou até Alzheimer.
Os investigadores constataram ainda que estes indivíduos também têm falta de células “jovens e frescas”, necessárias para enfrentar novos invasores, explicou o autor principal é Eric Klopack, da Leonard Davis School of Gerontology, na University of Southern California, à CNN.
Pessoas com níveis elevados de stress e um sistema imunitário envelhecido podem vir a ser diagnosticadas com doenças cardiovasculares, cancro e outras condições de saúde que, normalmente, estão relacionadas com a idade. Além disto, estas condições podem reduzir a eficácia das vacinas, como a do Covid-19.
Leia Também: Uns segundos ao pé-coxinho por dia, não sabe o bem que lhe fazia