Incontinência fecal e idas frequentes à casa de banho, sintomas facilmente confundidos com hemorroidas, podem indicar cancro do ânus, um tumor relativamente raro, mas cuja incidência tem vindo a aumentar.
"Estes sintomas são muitas vezes confundidos com doenças mais comuns e menos graves, como a hemorroida, mas não devem ser encarados com leveza", afirmou o oncologista Pavel Vitek, da Proton Therapy Center, em Praga, ao jornal The Sun.
Estes tumores "são mais frequentes em mulheres do que em homens, mas o grupo de incidência mais elevada são os homens que têm sexo com homens", pode ler-se no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro. "Os fatores de risco com maior impacto são a infeção por tipos de vírus do papiloma humano (HPV) de alto risco, em particular o 16 e 18, e a infeção pelo vírus da imunodeficiência humana. A prática de sexo anal, múltiplos parceiros sexuais, história prévia de doença por HPV no companheiro ou companheira, tabagismo e fístulas anais crónicas, são também fatores de risco a registar."
Leia Também: Incontinência fecal, a "epidemia silenciosa" da qual pouco se fala
Segundo o médico Pavel Vitek, eis os sintomas mais comuns de cancro no ânus:
1- Sangue ao evacuar;
2- Comichão ou dores perto ou dentro do ânus;
3- Pequenas feridas entre as nádegas;
4- Secreções na região anal;
5- Problemas para controlar os movimentos do esfíncter ao evacuar;
6- Idas constantes à casa de banho para evacuar;
7- Diarreias frequentes.
Leia Também: "O cancro do pulmão diagnosticado em fases precoces pode ser curável"