Maus hábitos de sono em adolescentes podem estar associados a obesidade
Cientistas afirmam que dormir pouco aumenta, entre adolescentes, o risco de problemas como excesso de peso e obesidade.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
É muito comum, entre adolescentes, fazer noitadas, no entanto, segundo um novo estudo, este hábito pode ter consequências sérias. Cientistas espanhóis dizem que jovens que dormem menos de oito horas, todos os dias, estão mais em risco de se tornarem obesos ou terem excesso de peso.
Além disto, também foi possível concluir que adolescentes com maus hábitos de sono, estão mais vulneráveis a outros problemas como hipertensão arterial e níveis anormais de lipídeos ou glicose no sangue.
Os investigadores analisaram a relação entre duração do sono e saúde, usando dados de 1.229 adolescentes - com uma idade média de 12 anos. Para chega a conclusões, definiram que dormir oito horas, ou mais, todos os dias, é o ideal, para qualquer idade.
"O nosso estudo mostra que a maioria dos adolescentes não dorme o suficiente", diz o autor do estudo, Jesús Martínez Gómez, investigador no Laboratório de Saúde e Imagem Cardiovascular, no Centro Nacional Espanhol de Pesquisa Cardiovascular, em comunicado. Acrescentando que este hábito está relacionado com o excesso de peso, mas também com diferentes características que provocam o aumento de peso e que podem causar, no futuro, problemas de saúde.
Agora, os mesmos cientistas, estão a tentar perceber se os maus hábitos de sono, entre adolescentes, estão relacionados com passar demasiado tempo a olhar para ecrãs.
Leia Também: Quer perder peso? Cinco dicas simples que tem de seguir quando faz bolos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com