Corria o ano de 2017 e os fãs portugueses aguardavam ansiosos pelo concerto de Shakira, marcado para o dia 22 de novembro no Altice Arena, em Lisboa. Mas o espetáculo da digressão 'El Dorado', a primeira da artista após vários anos afastada dos grandes palcos, nunca viria a acontecer.
Leia Também: Sinais de alerta de doença agressiva que vitimou estrela de 'Grease'
A cantora colombiana sofreu uma "hemorragia nas cordas vocais" que a obrigou a adiar todos os concertos para poder "curar adequadamente antes de iniciar a sua digressão mundial e evitar qualquer outro problema", avançou, na altura, o jornal El Mundo, que citava um comunicado do agente de Shakira.
Esta situação fez com que a cantora ficasse de tal forma deprimida que não conseguia "sair da cama". Sentia-se como se tivesse "perdido a sua identidade". Dona de uma voz inconfundível, Shakira chegou a confessar: "Sempre pensei que existiram coisas na minha vida que iriam desaparecer, como a beleza, a juventude, tudo isso, mas nunca julguei que a minha voz me deixaria". "É a minha identidade."
Segundo os especialistas da Weill Cornell Medicine, nos Estados Unidos, perda de voz, rouquidão, alteração no tom de voz, e dor no pescoço são alguns dos sintomas de hemorragia nas cordas vocais a que deve estar atento.
Leia Também: Hepatite viral. Sintomas da doença que 'afastou' David Luiz do campo