O fruto azul que reduz "significativamente" os níveis de pressão arterial

Mas que é desconhecido pela maioria.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
31/08/2022 17:01 ‧ 31/08/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Evie Kemp, da empresa Haskapa, produtora de sumo de bagas Haskap, defende que a baga do fruto haskap tem potencial para diminuir "significativamente" os níveis de pressão arterial. 

Provenientes dos climas mais frios do Hemisfério Norte como o Canadá, Japão e Rússia,  as bagas de haskap são uma madressilva comestível. "Grandes estudos demonstraram que dietas com elevado teor de antociânico (as bagas de haskap  têm quatro vezes a quantidade destas em comparação com os mirtilos) têm sido associadas à redução do risco de desenvolver tensão arterial elevada", diz ao jornal Daily Express.

Evie Kemp explica: "Julga-se que as antocianinas atuam no sistema cardiovascular através de uma combinação de mecanismos que incluem o aumento da produção de um químico chamado óxido nítrico, que pode dilatar os vasos sanguíneos, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial". "A ingestão de antocianina dietética em todo o mundo varia de três miligramas a 43 miligramas  por dia e, em geral, é mais elevada nos países do sul da Europa em comparação com os países do norte da Europa, como o Reino Unido", acrescenta.

Embora não tenha sido definida uma dose diária recomendada de antocianinas, crê-se que muitos adultos não consomem o suficiente "e um artigo de revisão sugeriu que devíamos comer 50 miligramas por dia", disse, referindo-se a um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, e publicado, em 2019, no European Journal of Nutrition.

Recorde-se que a hipertensão arterial ocorre quando há um aumento da pressão nas artérias. Isso faz com que o coração tenha de se esforçar mais para fazer com que o sangue circule pelos  vasos sanguíneos.

Além de ser uma condição preocupante por si só, o seu aparecimento pode também estar associado a outros problemas de saúde ainda mais graves que podem até provocar a morte. A boa notícia é que controlar esta condição está nas nossas mãos, nomeadamente através da alimentação. 

Leia Também: A falta deste nutriente aumenta a probabilidade de vir a sofrer um AVC

Estou em risco?

Categorias da pressão arterial:

Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg

"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".

Leia Também: Será doença da tiroide? Eis os sinais de alerta de que ninguém fala

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas