Alguma vez se perguntou o que come uma rainha? A revista Recipes Plus foi à procura de respostas e descobriu que um dos doces de eleição da monarca Isabel II, que esteve sete décadas no trono britânico e morreu esta quinta-feira, aos 96 anos, era bolo de bolacha - uma gulodice que facilmente encontra em qualquer espaço de restauração português, não fosse este um dos bolos mais apreciados por cá - com cobertura de chocolate.
A curiosidade foi partilhada por Darren McGrady, 'chef' pasteleiro particular da rainha durante 11 anos. Na entrevista que deu ao portal britânico Recipes Plus, revelou que este "é o único bolo servido todos os dias à rainha até acabar". Aliás, se o bolo estivesse a meio e a rainha tivesse uma viagem marcada, o bolo ia consigo.
Leia Também: Este terá sido o último carro conduzido pela Rainha Isabel II
O melhor de tudo? Darren McGrady, que trabalhou para a princesa Diana, partilhou a receita do bolo com o Huffington Post. Ora espreite abaixo:
Ingredientes (para um bolo redondo com 20 centímetros):
115 g de chocolate preto derretido
115 g de açúcar granulado
115 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 ovo
230 g de bolachas Rich Tea
Para a cobertura
230 g de chocolate preto derretido
30 g de chocolate de leite derretido
Modo de preparação:
1- Separe uma forma com o fundo removível e 20 cm de diâmetro.
2- Retire o fundo da forma e unte o anel à volta com um pouco de manteiga.
3- Num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal, coloque o anel por cima.
4- Bata a manteiga com o açúcar e quando a mistura começar a clarear, acrescente aos poucos o chocolate derretido, sem parar de bater. Depois, junte o ovo.
5- Com a ajuda de um espátula, envolva as bolachas partidas e deite tudo para dentro do anel da forma.
6- Leve o bolo ao frigorífico durante, pelo menos, três horas, para solidificar.
7- Depois, retire o bolo da forma e vire-o ao contrário, uma vez que a base será o topo.
8- Deite o chocolate preto por cima e alise com uma faca.
9- Deixe o chocolate solidificar à temperatura ambiente. Assim que estiver pronto, decore o topo com o chocolate de leite derretido.
10- Com a ajuda de uma espátula, envolva as bolachas partidas e deite tudo para dentro do anel da forma.
Mas o The Independent foi ainda mais longe. Falou com um antigo 'chef' da Casa Real britânica e descobriu o habitual menu de Sua Majestade. O dia da rainha começava sempre com uma chávena de chá Earl Grey, sem leite nem açúcar, e biscoitos. Ao pequeno almoço, a monarca costumava optar por fruta e cereais, mas quando queria variar, gostava de comer torradas com compota ou ovos mexidos com salmão fumado e trufas.
Leia Também: Rainha Isabel II será sepultada junto do marido, príncipe Filipe
A meio da manhã bebia um gin com uma rodela de limão e muito gelo, acompanhado por dubonnet, um doce feito base de vinho. Depois, almoçava peixe ou frango grelhados e legumes. Porém, quando fazia a refeição sozinha, as ordens eram: nem arroz, nem batatas ou massa.
À tarde, era servido - pois, claro - um chá, umas mini sandes de pepino, salmão fumado, ovo e maionese, fiambre e mostarda, 'jam pennies' (sandes com compota de framboesa em forma de moeda, no caso, a inglesa), biscoitos, scones e bolos.
Para o jantar eram habitualmente servidos um filete de salmão ou bifes de vaca, faisão ou veado, sempre muito finos, vindos das quintas de Sandringham e Balmoral. Morangos e pêssegos cultivados nas suas quintas, bem como chocolate, rematavam a refeição. E antes de deitar-se, pasme-se, bebia um copo de champanhe.
Leia Também: Morreu Isabel II. Carlos já é rei do Reino Unido
[Notícia atualizada às 14h08]