Investigadores britânicos descobriram que a Monkeypox pode ter mais consequências (além das que já são conhecidas). A equipa afirma que o vírus pode estar associado, ou até mesmo provocar, complicações neurológicas, incluindo encefalite (inflamação cerebral), confusão e convulsões.
Cientistas da Universidade College London, no Reino Unido, fizeram uma revisão abrangente e uma meta-análise a vários estudos e investigação sobre Monkeypox. Os resultados foram publicados na revista científica EClinicalMedicine.
Com esta análise foi possível perceber, segundo os investigadores, que sintomas como dores musculares, fadiga, dores de cabeça, ansiedade e depressão são relativamente comuns entre pacientes.
Leia Também: Estados Unidos confirmam primeira morte por Monkeypox
Além disto, em todos os estudos incluídos, dois a três por cento dos pacientes, com teste positivo, sofreram complicações graves como convulsões ou encefalite - uma forma grave de inflamação no cérebro que pode causar incapacidade a longo prazo.
Segundo a StudyFinds, plataforma dedicada à divulgação de estudos científicos, as investigações envolveram, principalmente, pessoas hospitalizadas, em anos anteriores. Por isso, os investigadores realçam que ainda não existem provas suficientes, para entender o impacto e a prevalência de doenças neurológicas. A relação vai continuar a ser estudada.
Leia Também: Novo estudo diz que vacinas darão resposta eficaz contra a Monkeypox