Há novidades fresquinhas para provar no restaurante FOGO, em Lisboa, assinadas pelo chef Alexandre Silva. Agora, está disponível um novo menu de degustação que "é uma jornada dos sentidos, repartida por seis momentos: quatro snacks, serviço de pão, dois pratos principais, sobremesa e café", lê-se em comunicado.
Então, nos snacks, pode contar com ostra na brasa, que é servida "quase como um cartão de visita do restaurante FOGO", um prato que pode ser acompanhada por um tártaro de vaca ou uma barriga de atum, por exemplo.
Já o pão de massa mãe pode ser acompanhado por azeite alentejano, molho de bitoque ou até uma bebida fermentada, feita a partir de desperdício de pão da semana anterior, "que vai ao encontro da política de desperdício zero implementada nos restaurantes do chef Alexandre Silva".
Leia Também: Atenção, Porto: O paraíso das 'poke bowls' chegou à Rua das Flores
Nos pratos principais, a sugestão do chef começa pelo peixe e legumes, que se altera consoante a disponibilidade do dia. O peixe vem, normalmente, sobretudo de Peniche e das Berlengas, com exceção do atum que vem das águas dos Açores.
Depois, pode provar a carne com o arroz de forno, como vaca minhota ou porco alentejano. Para a sobremesa a proposta inclui morango grelhado na brasa, com fava tonka e trigo serraceno, logo a seguir poderá apreciar o momento do café, feito ao lume com um 'petit four' de trufa de alfarroba.
Todos os momentos pode ser adaptados para serem vegan transformando-se em pratos como arroz de caldo de legumes da época e beringela grelhada. Além do novo menu de degustação também existem muitas opções à carta.
Caso não saiba, neste restaurante são privilegiados os produtos portugueses, assim como as técnicas tradicionais. A cozinha do FOGO está dividida em cinco secções: forno a lenha, potes de ferro, ‘robata’ (grelhador), padaria e pastelaria, e frios/fumeiro, "com a promessa de aquecer os estômagos e dar conforto ao paladar".
Leia Também: Vai ter de provar tudo o que há de novo na carta de sushi do JNcQUOI Asia