Ficar doente com gripe pode ser mais grave do que ter Covid-19. Vários cientistas acreditam que o grau de proteção contra o coronavírus é maior para grande parte da população.
Leia Também: Nova esperança. Fármaco mostra-se eficaz no tratamento de Covid grave
“A menos que surja uma variante mais letal, a ameaça da Covid-19 diminuiu consideravelmente para a maioria das pessoas, da mesma forma como têm vivido com uma gripe sazonal”, explica a médica Monica Gandhi ao National Public Radio.
A imunidade que a população mundial já adquiriu, com a vacinação, ou mesmo com a infeção, acaba por ser um dos argumentos apontados pela médica bem como por outros especialistas da área.
Acreditam também que a mortalidade associada à Covid-19 é exagerada. “Houve muitas pessoas que morreram por outros motivos apesar de testarem positivo à Covid. Mais de 70% das hospitalizações estão nesta categoria”, continua Monica Gandhi.
A médica afirma ainda que a doença prolongada devido ao vírus também tem vindo a baixar. “Se alguém apanhar Covid e for grave pode levar à Covid longa. Ainda assim, à medida que a doença se tornou mais leve, as taxas de Covid longa também diminuíram”, explica.
Também o médico William Schaffner, investigador da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, é da mesma opinião. “Se tivermos uma época de gripe grave e se as variantes da Covid continuarem a causar doenças leves, este inverno poderá ser uma altura com níveis de gripe muito piores do que Covid."
Leia Também: Covid longa. Duas ou mais doses da vacina reduzem a maioria dos sintomas