Um estudo em Itália detetou microplásticos em leite materno. A pesquisa retirou amostras de 34 mães saudáveis. Em 75% dos casos foram encontradas estas partículas. Os investigadores estão preocupados com a saúde das crianças.
Leia Também: Videojogos podem causar ritmos cardíacos irregulares em crianças
Segundo o The Guardian, estudos anteriores já tinham revelado os efeitos nocivos para as células humanas desta variedade de plásticos. A pesquisa italiana, publicada na revista Polymers, não conseguiu ver uma relação entre o uso produtos de higiene pessoal e embalagens de plástico e o leite.
Acreditam que acabam por estar presentes no ambiente, o que “torna a exposição humana inevitável”. Os resultados são preocupantes e ainda não se sabe o que podem significar para o futuro.
“Será crucial avaliar maneiras de reduzir a exposição a esses contaminantes durante a gravidez e a amamentação. As vantagens da amamentação são muito maiores do que as desvantagens causadas pela presença de microplásticos poluentes”, explicou Valentina Notarstefano, da Università Politecnica delle Marche, em Itália.
“Gostaríamos de aconselhar as mulheres grávidas a prestar mais atenção e evitarem alimentos e bebidas embaladas em plástico, cosméticos e cremes que tenham microplásticos e até roupas feitas de tecidos sintéticos”, continua.
Leia Também: Sinais de ansiedade que se manifestam em crianças