Andar de bicicleta elétrica pode ter as suas vantagens. Ainda assim, vai acabar por fazer muito menos exercício do que numa opção mais tradicional. Esta é a conclusão de um recente estudo realizado na Alemanha.
Leia Também: Lisboa. EMEL vai abrir oito novas estações da rede GIRA
Segundo o portal Cycling Weekly, as pessoas que habitualmente circulam de bicicletas elétricas têm 44% menos probabilidade de atingir as metas diárias de exercício. Na opção tradicional, acabam por fazer mais de 150 minutos de atividade física durante uma semana.
Por outro lado, as elétricas mostram ser mais perigosas na estrada. A pesquisa mostrou que existem mais 50% de acidentes em comparação com as bicicletas normais. Fora de acidentes de trânsito também se mostraram piores - ocorrem mais 70% de acidentes sem outros obstáculos, como outros carros ou ciclistas.
O estudo foi feito com mais de 2.300 voluntários. Foram acompanhados durante várias semanas com a monitorização da atividade através de ‘smartwatch'.
“O uso de bicicletas elétricas está associado a uma menor probabilidade de atingir as metas da Organização Mundial da Saúde para atividade física moderada a intensa do que o uso de bicicleta tradicional”, refere o estudo.
Leia Também: Braga lança sistema de bicicletas elétricas partilhadas