Tem baixo valor calórico, é rico em vitaminas A e C, e minerais como o potássio, contém licopeno e é fonte de fibra. Falamos do tomate, um alimento que pode ser um excelente aliado para quem sofre de pressão arterial baixa.
Ainda que não substitua o acompanhamento médico especializado, a junção de tomate e laranja, por exemplo, pode ajudar a normalizar os níveis de pressão arterial, sobretudo quando estes estas abaixo do recomendado. Isto acontece porque a queda dos níveis é habitualmente causada pela falta de potássio no organismo.
Veja abaixo uma receita partilhada pelo portal Tua Saúde, que recomenda a ingestão de 250 mililitros deste sumo duas vezes por dia durante, pelo menos, cinco dias.
Leia Também: Delicie-se quantas vezes quiser com esta mousse 'fit' de manga e maracujá
Ingredientes:
3 laranjas (grandes)
2 tomates (maduros)
Modo de preparação:
1- Comece por espremer muito bem as laranjas.
2- Junte o sumo das laranjas com os tomates num liquidificador e bata. Se assim o desejar, acrescente um pouco de água.
Leia Também: Perca barriga em 'três tempos' com a ajuda deste poderoso sumo
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Leia Também: Lanches divinais: Surpreenda a família com estas panquecas muito fofinhas