Sempre ouvimos que ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde em geral. Neste caso, o melhor é dizer 'nem oito, nem oitenta'. A verdade é que ficar demasiadas horas na cama também pode ser prejudicial. A conclusão é de um recente estudo publicado no portal PLoS One.
Leia Também: Hábitos de sono têm impacto no desenvolvimento cerebral de adolescentes
A pesquisa explicou que dormir muitas horas pode estar associado ao desenvolvimento de doenças crónicas, diabetes tipo 2 e até obesidade. Os dados são mais preocupantes em adultos com mais 45 anos.
Guy Meadows, fundador da Sleep School, explicou ao portal LliveScience que um adulto deve dormir em média sete a oito horas, um adolescente entre oito a 10, e um recém nascido entre 14 a 17 horas.
“Haverá momentos em que pode precisar de dormir mais, como quando está doente, por exemplo”, continua. Dormir mais de nove horas pode ser excessivo para um adulto. “Pode estar ligado a diabetes, doenças cardíacas, obesidade e doenças mentais”, explica.
Se acha que está a dormir em demasia, o médico refere que deve perceber o hábito que o está a levar a esse sono mais prolongado. Em certos casos, até pode ter de recorrer a um médico especialista.
Leia Também: Esta é a melhor forma de lavar almofadas - sem que se estraguem