Mundial 2022. 'Chute' para canto estes alimentos (dão cartão vermelho)

"Bola na relva, água na boca e golo no controlo dos excessos!", propõe a nutricionista Renata Migueis neste artigo de opinião, a propósito do Mundial 2022, que irá ser disputado no Qatar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
11/11/2022 10:55 ‧ 11/11/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Artigo de opinião

Televisão ligada, bola a rolar, boas companhias e snacks para partilhar. Este é o contexto que une amigos e familiares a cada quatro anos para o Mundial. Também é este mesmo contexto que abre precedentes para algumas infrações, como baixo consumo de água, aumento da frequência do consumo alcoólico, ficar longos períodos sem fazer uma refeição completa e apenas a petiscar - de maneira geral - alimentos de alta densidade calórica e pouco saudáveis.

Além disso, também é preciso lembrar que o evento dura muitos dias e que, assim, os deslizes podem ser facilmente repetidos. Neste ano, ainda temos outro desafio: o evento calha mesmo antes do Natal, outro conhecido adversário no controlo dos excessos.

Leia Também: Pense muito bem antes de comer isto a toda a hora. É péssimo para a saúde

Entretanto, apesar de o Mundial´22 ser um bocado diferente no que toca à temperatura e mais um desafio no calendário, isto não são motivos para arrefecer a folia do evento e, muito menos, desculpas para marcar falta nas escolhas alimentares.

Apesar das comemorações envolverem bebidas alcoólicas, comida e ser ainda mais difícil resistir às tentações, não há nada que uma boa seleção de estratégias não resolva. Confira:

Pontapé inicial

Planeamento. A antecedência faz parte de todo um conjunto de contenção de danos.

Se o convívio será em casa, ótimo! Assim terá 100% de controlo do que terá a disposição para petiscar entre um passe e outro. Que tal trocar os amendoins por tremoços lavados e com menos sal? Ou Batatas fritas por chips preparadas no forno, salgadinhos de pacote por pipocas salgadas preparadas sem gordura ou, ainda, queijos amanteigados por pastas com queijo cottage com atum ou frango ao natural, por exemplo?

Leia Também: 'Campeão' da fibra. O consumo deste alimento ajuda a reduzir o colesterol

Se o convívio for num bar, restaurantes ou até mesmo na casa de amigos, não chegar com fome é uma excelente estratégia e que reduz a probabilidade de escolhas inadequadas. A depender da hora dos jogos, uma sopa antes de sair de casa ou um iogurte, por exemplo, são algumas opções leves para driblar a fome.

Táticas para Vencer

  • Trocar os refrigerantes pelas versões sem açúcar;
  • Substituir bebidas alcoólicas por mocktails - versões sem álcool dos tradicionais cocktails;
  • Reduzir o uso de açúcar e gordura nas receitas preparadas em casa;
  • Dificultar o acesso a snacks e refeições calóricas;
  • Evitar ficar muitas horas sem comer, principalmente, se tem convívio marcado.

Para não precisar conferir no VAR

Controlo. Controlar as quantidades também é fundamental para 'minimizar danos'.

Leia Também: E se lhe dissessem que sopa nem sempre é assim tão leve e saudável?

Beber uma cerveja abre caminho para o consumo de outras cinco, comer um punhado de amendoins é o começo de um pires inteiro e comer umas batatas fritas facilmente pode chegar a meio ou – quem sabe – a um pacote inteiro.

Porções individuais são uma ótima solução, quer para itens comprados, quer para o que decidir preparar em casa. 
Fora de casa, algumas estratégias, como evitar o couvert e dividir a sobremesa, por exemplo, também são de grande ajuda.

Chutar para canto | Cartão vermelho

É de evitar opções que, por mais fáceis, adequadas e deliciosas que sejam, possibilitam o consumo exagerado de calorias, como é o caso dos frutos secos, queijos, enchidos, fritos e molhos para acompanhar.

Sobre as bebidas alcoólicas, a escolha mais acertada, sempre, é escolher a que consegue consumir em menor quantidade ou, em outras palavras, a que não tem tanto prazer em beber ou a que tem características que promovem o consumo moderado, como é o caso de bebidas com muito gelo, bebidas ácidas ou amargas. Por mais 'triste' que estas orientações pareçam, resultam.

Por exemplo, se uma pessoa adora bebidas doces e opta por um gin tónico, dificilmente beberá o gin na mesma quantidade que beberia a tal bebida doce favorita.

Resumindo, seja o seu melhor treinador durante este Mundial, aplique a melhor estratégia antes dos jogos para conseguir as vitórias e torne-se o campeão! 

Leia Também: Acabaram-se as birras e choros à mesa. Falámos com um especialista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas