A versão atualizada da vacina da Pfizer/BioNTech confere uma resposta imunitária mais robusta contra a nova linhagem BQ.1.1, indicam as farmacêuticas.
Segundo dados do estudo, que arrancou no início deste mês, publicados na plataforma científica bioRxiv, os níveis de anticorpos neutralizantes aumentam cerca de nove vezes em adultos com 55 anos ou mais após a toma desta versão da vacina.
Já os participantes da mesma faixa etária que foram inoculados com a versão original do imunizante tiveram um aumento da produção de anticorpos cerca de duas vezes superior. Além disso, a vacina também produziu uma resposta imune contra as subvariantes Ómicron encontradas recentemente, incluindo a BA.4.6, BA.2.75.2 e XBB.1.
Leia Também: Casos e mortes por Covid-19 aumentaram na última semana
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Covid-19. Novas sublinhagens não são motivo de alarme, diz investigador