Especialistas avisam: Esta dieta pode aumentar risco de morte precoce

Eis as conclusões de um estudo publicado na revista Journal of Academy of Nutrition and Diabetics.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
25/11/2022 19:02 ‧ 25/11/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Um grupo de investigadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, refere que o risco de morte é 30% superior em pessoas  que fazem jejum intermitente, uma prática milenar que consiste em concentrar refeições numa janela horária do dia e ficar  longos períodos, de até 12 horas, sem comer. 

Leia Também: A fruta docinha e popular em Portugal que ajuda a baixar o colesterol

Segundo o estudo, publicado na revista Journal of Academy of Nutrition and Diabetics e que envolveu 24 mil norte-americanos com 40 anos ou mais, são necessárias, pelo menos, três refeições diárias para viver mais. Dos participantes, cerca de 13 mil faziam apenas uma ou duas refeições diariamente.

Para apurarem estes dados, os cientistas realizaram entrevistas anuais por telefone e questionários online entre 1999 e 2014. Os voluntários indicaram os seus hábitos alimentares, a frequência com que se exercitavam, quantas vezes comiam por dia e o intervalo entre as refeições. No total, foram contabilizadas 4.175 mortes até o final do estudo, sendo que 878 foram causadas por problemas cardíacos.

Face aos participantes que fazem três refeições diárias, comer apenas uma vez por dia foi associado a um aumento de 30% no risco de mortalidade por todas as causas e de 83% no risco de morte por doenças cardíacas.

Quem 'salta' o pequeno-almoço apresentou um risco 40% superior de morte por complicações cardíacas, como enfarto. No caso de quem não almoça ou janta, o risco era de 16%.

Por outro lado, as pessoas que comiam três refeições por dia, mas com um intervalo de menos de quatro horas e meia entre estas, apresentaram um risco 17% superior de mortalidade por todas as causas.

Leia Também: Evite estas populares bebidas ao máximo. Aumentam risco de artrite

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas