É um dilema e certamente conhece pessoas dos dois lados da barricada. Antes de estrear uma roupa, há quem a lave sempre. Depois existem outras pessoas que não se importam. Mas afinal, o que é que deve ser feito?
Leia Também: Este objeto do dia a dia pode causar alergias (sem se dar conta)
Claro que há argumentos para as duas posições. Existe quem ache que não vale a pena lavar se a roupa é nova e não vale a pena estar logo a desgastá-la. Por outro lado, é por uma questão de higiene, por também não saber quantas pessoas a experimentaram antes.
Susan Nedorost, professora de dermatologia, explicou numa entrevista à revista Time que usar roupas novas sem serem lavadas poderia causar reações alérgicas e irritação.
A especialista fala em “corantes dispersos”, que se encontram em concentrações mais elevadas num certo tipo de tecidos, como nylon ou poliéster. Explica ainda que o suor e atrito da pele expõem o corpo a estas substâncias químicas, o que pode levar à tal reação.
Avisa ainda que não é certo que todas as roupas podem levar a este tipo de reação. Fala sim que é sempre um método mais seguro e preventivo. Além de reduzir os químicos existentes nos tecidos, podem eliminar a sujidade, germes e bactérias.
Leia Também: Aprenda a manter o colchão e a roupa de cama livres de ácaros