O colesterol LDL, chamado 'colesterol mau', pode provocar dormência e dor nos membros inferiores, que ficam mais escuros ou azulados, queda de pelo nas pernas e o aparecimento de feridas e úlceras. Já os dedos dos pés podem tornar-se vermelhos. Conforme explica o Heart Research Institute UK, todos estes sintomas podem estar relacionados com doença arterial periférica (DAP).
A DAP consiste na "obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores", refere o portal do Hospital da Luz. "É responsável pela maioria dos eventos cardíacos (enfarte agudo do miocárdio) e cerebrovasculares (AVC ou acidente vascular cerebral)." A isquemia, o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo, é a principal consequência.
Leia Também: O que os olhos não veem. Estas bebidas aumentam risco de cegueira
Citado pelo Daily Express, o Heart Research Institute UK sublinha que "ter DAP pode indicar que existe aterosclerose [um tipo de arteriosclerose, que está na base das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial, a doença coronária, o aneurisma da aorta ou a doença arterial dos membros inferiores] alastrada no corpo".
Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
Existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL. O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Leia Também: Artrite. Tem estes frutos em casa e nem imagina que o mal que lhe fazem
Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Três mitos populares em que acredita e que não estão a deixá-lo emagrecer