Pneumonia, bronquite e rinite. Estas são apenas algumas das doenças respiratórias mais frequentes nesta época do ano e, tal como acontece com as pessoas, o frio e a humidade aumentam os riscos, pelo que é essencial zelar pela saúde dos patudos.
"Estas doenças podem causar tosse, espirros, febre e, claro, deixam os nossos pets desconfortáveis e sem energia. Por isso, é fundamental mantê-los aquecidos e saudáveis durante os meses mais frios", explica o médico veterinário Tiago Magalhães, citado num comunicado da ZU, marca de retalho especializado da MC que se dedica ao bem-estar e cuidados de saúde de cães e gatos. "Se notarem sinais como tosse persistente, dificuldade em respirar ou secreções nasais, o melhor é não esperar e levar de imediato o pet ao veterinário", sublinha ainda.
Leia Também: Gravidez psicológica em animais. Porque acontece? É possível prevenir?
Felizmente, com algumas medidas simples, consegue proteger a saúde respiratória dos patudos. Eis quatro delas:
1- Mantenha os animais protegidos contra o frio dentro e fora de casa
Cães e gatos com pelagens mais curtas ou que são mais sensíveis ao frio precisam de uma proteção extra, pelo que devem usar roupas quentes. Além disso, é fundamental garantir que eles tenham um espaço dentro que casa que seja confortável e longe de correntes de ar e humidade.
Médico veterinário Tiago Magalhães© ZU
2- Evite passeios longos em dias frios, ventosos e chuvosos
As temperaturas extremas e os ventos fortes podem ser prejudiciais. O ideal é limitar o tempo ao ar livre e, quando for necessário, garantir que o pet esteja bem protegido.
3- Mantenha o ambiente limpo
Assegurar que a casa é arejada e limpa, mesmo que esteja frio, é fundamental para prevenir doenças respiratórias de toda a família, patudos incluídos.
4- Vacinas em dia
Esta é uma das melhores formas de proteção. Tenha em consideração que há vacinas específicas para evitar problemas respiratórios nos cães, como a da tosse do canil. E para os gatos, existem vacinas que ajudam a prevenir infeções respiratórias, como a da rinotraqueíte viral.
Leia Também: Cães na praia? Sim, mas... Cuidados a ter antes, durante e depois