Segundo um estudo publicado na revista Cell Metabolism, o consumo de refrigerantes diet com aspartame (adoçante artificial) pode aumentar os níveis de insulina e levar a problemas cardíacos.
A investigação foi feita em ratos. Revelaram que o consumo deste adoçante equivalente a três latas aumentou os níveis de insulina, o que resultou num aumento da gordura que pode afetar a circulação sanguínea.
A comparação foi feita com animais que que não receberam uma dieta rica em adoçantes ao longo de 12 semanas. As artérias dos animais acabaram os estar em pior estado e também apresentaram níveis de inflamação mais elevados.
O estudo conclui que este tipo de adoçante pode acabar por afetar de igual forma os humanos. Ainda assim, alguns especialistas contestam as conclusões. Em declarações ao Manchester Evening News, Oliver Jones, professor de química em Melbourne, revela que é muito improvável exceder os consumo recomendado deste tipo de adoçante.
"Dado que uma bebida diet contém cerca de 200 mg de aspartame, teria que beber o equivalente a 20 latas de refrigerante diet por dia para obter essa dose. Uma criança de 40 quilos teria que beber 10 latas por dia, todos os dias."
Também Naveed Sattar, professor de medicina em Glasgow, tem algumas reservas. "Parece uma descoberta preocupante, mas é claro que, antes que possa ser levado a sério, as descobertas precisam testadas e confirmadas em humanos."
Leia Também: A simples mudança na dieta que pode fortalecer a saúde do cérebro