Boas notícias: um estudo realizado por cientistas da Augusta University, nos Estados Unidos, revela que a gordura responsável pela celulite pode proteger o organismo das mulheres contra doenças relacionadas à inflamação, como problemas no coração e demência.
Leia Também: Coma estes alimentos para eliminar a celulite de uma vez por todas
A investigação, levada a cabo em ratos, mostra que as fêmeas com maior nível de gordura subcutânea (responsável por causar celulite) demonstraram ter menos inflamação no cérebro em comparação com os machos. Quando submetidas a uma lipoaspiração, os níveis de inflamação no organismo subiram, segundo dados partilhados na revista científica Diabetes.
Os cientistas ainda não sabem explicar exatamente como é que a gordura protege o corpo, mas estudos anteriores sugerem que estaria relacionado com o estrogénio, a hormona fermina que atua como um anti-inflamatório natural.
Leia Também: Qual é, afinal, a magia da vitamina C na pele? Desvendamos tudo
Apesar da descoberta, os autores do estudo ressalvam que as mulheres não devem engordar de propósito para ter celulite, uma vez que correm o risco de desenvolver obesidade, uma doença considerada pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia e que afeta de forma muito negativa a nossa longevidade e qualidade de vida.
Leia Também: Bê-à-bá do ácido hialurónico. O que é, onde existe e quais os benefícios?