Tal como nos humanos, os gatos com diabetes também podem viver uma vida normal, tendo apenas alguns cuidados. A doença pode afetar os animais e existem alguns sinais a que deve estar atento.
Leia Também: Cinco plantas típicas da época festiva que deve manter longe dos animais
O 'website' Great Pet Care, dedicado à saúde animal, falou com os veterinários Sarah Wooten e Chris Roth para perceber os sintomas que o devem preocupar. Se detetar algum deles, o melhor é sempre consultar um médico especialista.
Urina mais frequente
"O excesso de açúcar na urina atrai a água do corpo, leva à produção excessiva de urina e a idas mais frequentes à caixa de areia", revela a veterinária Sarah Wooten. Também os problemas renais e a inflamação da bexiga podem ser outros os sintomas que o devem preocupar.
Sede
"Se o gato está a beber muita água ou a urinar com mais frequência do que o normal, pode haver um problema de saúde mais profundo a ser investigado", começa por dizer o médico veterinário Chris Roth. Veja se tem de encher a taça de água mais vezes do que é costume.
Aumento do apetite
Se o gato sempre comeu muito, pode ser complicado perceber este sintoma. Já se nunca foi de se alimentar em demasia e começa a fazê-lo, o melhor é ter atenção.
Perda de peso sem explicação
Os veterinários explicam que o aumento de peso também pode ser um risco para o desenvolvimento da diabetes. Ainda assim, o contrário também se verifica. Podem perder peso uma vez que o corpo está a queimar gordura e músculos em vez da glicose.
Andar estranho
A perda da massa muscular é uma das consequências da diabetes. Nesse caso, existem gatos que podem apresentar alguns problemas de locomoção. Esteja atento às falhas de passos ou até a algum tropeçar. Pode ser consequência de uma lesão, mas também um dos sinais da diabetes.
Leia Também: Traiçoeiros? Afinal, o que significa sonhar com gatos?