Um estudo publicado no Canadian Journal of Cardiology sugere que praticar 15 minutos de ioga por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Os investigadores concluíram que a prática de ioga e de desporto regular é mais eficaz na prevenção de patologias cardiovasculares, em comparação com exercícios de alongamento. Segundo os autores do estudo, a prática de ioga ajudou a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Além disso, melhorou a saúde cardiovascular em 10 anos.
Para chegarem a estas descobertas, os cientistas analisaram 60 pessoas com pressão alta e síndrome metabólica. Durante o programa de exercícios, que durou aproximadamente três meses, os participantes foram divididos em dois grupos, tendo realizado 15 minutos de ioga ou alongamento, bem como 30 minutos de treino aeróbico cinco vezes por semana.
Leia também: O 'empurrãozinho' de que precisava para começar a treinar em 2023
Após este período, notou-se uma diminuição nos níveis de pressão arterial e frequência cardíaca em ambos os grupos. No entanto, a pressão arterial teve uma redução mais expressiva entre quem praticou ioga.
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
- Risco baixo: 120/80 mm Hg
- Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
- Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Leia também: O exercício que vai deixá-lo fit em 'três tempos', diz estudo