Vários estudos já tinham mostrado que a realidade virtual pode trazer benefícios aos treinos. Entre eles está o facto de conseguir fazer mais exercícios e queimar mais calorias. Esta teoria é corroborada por um investigador da Universidade de Griffith, na Austrália.
"Os benefícios psicológicos de fazer exercício com realidade virtual devem-se ao fato de desviar a atenção do corpo para o ambiente virtual. Dessa forma, passa-se menos tempo a pensar em fadiga e nos músculos doloridos", revela David Neumann em declarações ao jornal Daily Mail.
Leia Também: Atenção a esta dor associada à prática de exercício físico intenso
Acredita que levar as pessoas para uma outra realidade pode fazer com que o exercício se torne menos desagradável. Uma investigação publicada no Journal of Human Sport and mostrou que este tipo de exercício pode melhorar a frequência cardíaca.
Muitas pessoas acabavam por fazer exercício por muito mais tempo quando usavam este tipo de equipamento. Outra investigação, desta vez publicada na revista Appetite, concluiu que quem fazia exercício com óculos de realidade virtual comia muito menos depois dos treinos.
David Neumann considera que este tipo de tecnologia pode ser uma boa ferramenta para usar num ginásio e em programas de perda de peso.
Leia Também: Os exercícios faciais (e não só) que ajudam a perder gordura no rosto