Escolher a fragrância certa faz toda a diferença. Aliás, segundo uma investigação, mencionada no 'website' Wellbeing News, 75% de todas as emoções resultam da exposição a múltiplos odores. Curioso? Jonny Webber da PerfumeDirect.com, loja online de perfumes, explica a ciência da fragrância e sua relação com as emoções.
"O olfato está intimamente ligado à parte do cérebro, o sistema límbico, responsável pela emoção e pela memória", explica ao 'website'.
Leia Também: Atividades que vão melhorar o seu humor em 10 minutos (ou menos)
“Quando certos aromas entram no seu corpo através dos recetores olfativos, eles encontram momentaneamente o caminho para o cérebro e começam a usar as suas características calmantes para afetar suas emoções".
De acordo com o especialista, o sistema límbico também se conecta a glândulas que liberta hormonas o que, por sua vez, afeta o sistema nervoso e os níveis de stress.
Por exemplo, cheiros como frutos cítricos e almíscar, despertam o sistema nervoso central, aguçando o estado de alerta e a concentração, explica.
Já outros, nomeadamente, lavanda, noz-moscada e bergamota têm um efeito relaxante.
Através de alguns testes, citados pelo especialista, foi possível classificar aromas de toranja, laranja e limão, como alegres e estimulantes.
Baunilha acalma a mente, alivia a tensão, auxilia o sono e evoca sentimentos de calor e felicidade.
Para terminar, menciona-se notas florais, como o jasmim, que são conhecidas por "aliviar a depressão e melhorar o humor".
Leia Também: Saiba quais são os perfumes favoritos da família real britânica