Um estudo publicado na revista JMIR Public Health & Surveillance mostrou que a compra de dois medicamentos comuns poderia estar relacionada com o aparecimento de cancro do ovário. Em causa está o camuflar de sintomas por achar que é um tipo de patologia, mas a verdade é que se trata de algo mais grave.
A investigação mostrou que várias mulheres compraram medicamentos para as dores e para a indigestão oito meses antes de serem diagnosticadas com o cancro. Isto pode acontecer já que a indigestão e o inchaço abdominal são alguns dos sintomas deste cancro.
Leia Também: Como identificar (e prevenir) os tipos de cancro mais comuns nas mulheres
"A questão mais importante levantada por este estudo é a falta de conhecimento dos sintomas do cancro do ovário", explica a ginecologista Jo Marie Tran Janco.
"Novas dores pélvicas ou abdominais, aumento do tamanho abdominal e inchaço, sensação de saciedade muito rapidamente ou dificuldade em comer devem ser avaliados. O cancro do ovário é um diagnóstico, entre outros, que deve ser considerado."
A médica refere que é importante identificar estes sintomas e estabelecer um programa de acompanhamento, em vez de esconder os sintomas.
Leia Também: Desvendadas alterações que aumentam risco de cancro gástrico hereditário