Podia fazer palavras cruzadas, Sudoku ou outro jogo de memória, mas a verdade é que aprender uma nova língua também traz vários benefícios ao cérebro. Se já fala mais do que um idioma, pode apostar em aumentar o leque para melhorar a saúde cognitiva.
"Ao aprender um novo idioma está a exercitar uma parte do cérebro que está adormecida desde os sete ou oito anos de idade", explica Patrick K. Porter, especialista de neurociência, ao 'website' Real Simples.
Leia Também: Os quatros alimentos que deve ter sempre em casa. São bons para o cérebro
"Fazer este tipo de atividade expande a sua capacidade de lidar com novas situações e ser criativo na altura de encontrar soluções", continua.
Ao ativar esta parte adormecida do cérebro irá ativar o pensamento crítico e também a sua criatividade. "Vai ajudar a memória e a criatividade. Para cada palavra ou frase dominada irá surgir uma nova conexão no cérebro", explica ao mesmo 'website' a linguista Sofia Sayers.
E são várias as áreas do cérebro que podem beneficiar com esta aprendizagem. "Este aumento literal permite que haja mais neuroplasticidade e caminhos neurais na função cognitiva", explica Patrick K. Porter.
Leia Também: Comer este tipo de alimentos aumenta o risco de Alzheimer