Diariamente aparecem novos truques e dicas que ajudam a emagrecer. O mais recente, e mais simples, surgiu graças a um estudo feito na China. Investigadores sugerem que cortar a comida em pedaços pequenos e espalhá-los no prato ajuda a comer menos e, consequentemente, emagrecer.
Algo que tem efeito porque é o tamanho da porção, e não a sensação de saciedade, que consegue determinar as quantidades que as pessoas comem.
Assim, conseguem 'enganar' o seu cérebro e fazê-lo a acreditar que está a comer muito, mesmo não o fazendo, explicam os investigadores, citados no jornal DailyMail.
Leia Também: Fazer exercício a esta hora é a melhor forma de emagrecer, diz estudo
Para comprovar isto, os cientistas recrutaram 34 indivíduos, com uma idade média de 20 anos, e fizeram esta investigação, publicada na revista científica Food Quality and Preference.
A cada um foram mostradas fotografias das mesmas quantidades de chocolate organizadas de formas muito diferentes.
A maioria dos participantes ficou convencido de que estava a olhar para mais chocolate, nas fotografias em que estava partido em muitos pedaços, explicam os investigadores.
Mais concretamente, os resultados revelaram que a maioria acreditava que 16 pedaços de chocolate era uma porção maior do que nove pedaços, mesmo quando ambos pesavam 100 gramas.
Com todas estas informações, os investigadores concluíram que, nos momentos em que a comida é dividida em pedaços menores, as pessoas acham que estão a comer mais, tornando mais fácil evitar comer demais e engordar.
Leia Também: Cientistas partilham truque infalível para comer mais fruta (e emagrecer)