De acordo com informação avançada pela Agence France-Presse (AFP), o Guia Michelin, anunciou esta segunda-feira, a decisão surpreendente de retirar uma estrela ao restaurante parisiense de Guy Savoy, eleito várias vezes o "melhor chef do mundo".
O chef de 69 anos detinha desde 2002 três estrelas Michelin no restaurante Monnaie, em Paris, França, com vista para o Sena, que também tem uma versão no hotel Caesars Palace, em Las Vegas, Estados Unidos.
Leia Também: 'Chef' Vasco Coelho dos Santos em 1.º lugar nos prémios Mesa Marcada
Aliás, em novembro, a La Liste, lista que avalia os melhores restaurantes do mundo com base em centenas de avaliações, nomeou Guy Savoy como o melhor chef do ano pelo sexto ano consecutivo. A fama do chef também se estende a outras áreas e até 'emprestou' a sua voz à versão francesa do filme 'Ratatouille'.
Tudo isto, não impediu o guia de retirar uma das estrelas que detinha na sua última edição, que estará disponível na próxima segunda-feira, diz a agência. O mesmo aconteceu ao restaurante de marisco de Christopher Coutanceau, em La Rochelle, França.
"Estes são restaurantes excecionais, por isso pode imaginar que estas decisões são cuidadosamente consideradas, apoiadas por numerosas visitas dos nossos inspetores ao longo do ano", disse Gwendal Poullennec, chefe do guia, à AFP.
Os motivos que levaram a estas decisões não foram tornados públicos e apenas são comunicados aos chefs envolvidos. "Para decisões tão importantes, incluímos não só inspetores franceses mas também alguns de outros países", acrescenta Poullennec.
Leia Também: Os domingos vão ser dia de menu especial no Vogue Café Porto em março