Dietas envolvem quase sempre algumas restrições na alimentação. É, no entanto, importante lembrar que uma alimentação equilibrada é o mais importante e que alguns alimentos rotulados como 'saudáveis' não o são. Aliás, se o objetivo é emagrecer, até conseguem ter o efeito contrário.
Felizmente, o site BestLife falou com especialistas e recolheu uma lista de alimentos considerados saudáveis, mas que, na realidade, não ajudam a perder os quilinhos a mais.
Leia Também: Três frutas que deve mesmo evitar se quer emagrecer
Por exemplo, alimentos embalados com baixo teor de carboidratos, estão na lista. Muitos são comercializados como 'low-carb' e, no geral, "são mais ricos em gordura e calorias do que a opção normal", explica Lindsay Delk, uma dietista. Mais especificamente, a especialista diz que ao reduzir os carboidratos, usam mais gorduras como forma de garantir que a comida tem um sabor agradável.
Também é fácil beber muitas calorias sem saber. Como exemplos a especialista fala de refrigerantes, mas também outros sumos, assim como a necessidade de adicionar açúcar ao café ou chá. Menciona ainda as bebidas alcoólicas.
Quando é fresca, a fruta tem imensas vitaminas e minerais, também a fruta desidratada tem estes benefícios. Entram, no entanto, nesta lista porque muitos confundem o tamanho das porções quando a fruta está desidratada, diz Anthony Komaroff editor da Harvard Health Letter. Além disso, muitas têm açúcar adicionado, acrescenta.
Muitos substituem o açúcar normal e usam adoçantes. Infelizmente alguns estudos sugerem que a troca consegue fazer alguns estragos à sua dieta. Também os alimentos pré-embalados e com o rótulo de 'light' ou dieta estão na lista.
Leia Também: Trocas na alimentação que o vão ajudar a emagrecer mais rápido