Já ouviu falar de chá matcha? É, na verdade, feito de folhas de chá verde moídas, o que lhe confere a sua cor tão distinta, e tem sido usado na cultura do chá japonesa há séculos. Agora, é cada vez mais utilizado e, alegadamente, tem inúmeros benefícios para a saúde.
Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, mas também entender se é, ou não, um substituto para o café, o jornal Mirror falou com um especialista em matcha - Hash Parvez.
Leia Também: Devia estar a beber o seu café com sal. Eis o motivo
Então, segundo o especialista, ao beber matcha não está a abdicar da cafeína que lhe dá energia. É, no entanto, libertada de uma forma diferente, explica. Como assim? "Ambos têm funções diferentes, o café aumenta a energia de uma forma mais rápida, ideal para a manhã, já que o matcha liberta quantidades menores, mais lentamente", o que é capaz de durar mais tempo.
Além disto, é importante (re)lembrar que o matcha contém antioxidantes que ajudam a reparar as células e o aminoácido L-teanina, algo que "controla a absorção de cafeína pelo corpo na corrente sanguínea". Diz ainda que o chá tem um efeito mais relaxante ao contrário do café.
Leia Também: Remova as manchas de café que teimam em ficar na chávena com este truque