O tema não é consensual entre especialistas. Ainda assim, a dermatologista Lúcia Tuche defende, ao portal Terra, que a temperatura ideal é entre 29 e 32ºC.
Um dos efeitos negativos do banho com água a 'ferver' é a secura da pele. Altas temperaturas podem danificar a camada protetora da epiderme, a mais exterior e que está permanentemente a ser regenerada. "Quando queremos tirar a gordura de uma panela, usamos água quente, não é? A mesma coisa acontece na nossa pele. Tomar banho a ferver tira a gordura da pele e deixa-a ressecada", afirma.
Leia Também: Nem imagina para que serve a ponta na tampa da pomada - mas devia!
Se tomar banho com água quente é mesmo algo que adora, termine com água fria. A especialista refere que ajuda a fechar os poros e impede o crescimento de bactérias.
A especialista em desenvolvimento humano e pessoal Gisele Hedler explica, ao jornal Metrópoles, que a exposição à água fria ativa partes do cérebro que ajudam a lidar com a dor, além de promover o bem-estar geral. "A exposição ao frio estimula essa parte do cérebro, melhorando o humor."
Leia Também: Tenha atenção a estes sinais de cancro do intestino em estado avançado
Um amplo estudo realizado na Holanda concluiu que as pessoas que tomam banho frio faltam menos ao trabalho. Para chegarem a esta conclusão, os investigadores recrutaram mais de três mil pessoas, divididas em quatro e orientadas a tomar banho quente todos os dias. Um dos grupos terminou o banho com 30 segundos de água fria, outro com 60 segundos e o terceiro com 90 segundos. O grupo de controlo desfrutou sem limites do banho quente.
O período de acompanhamento de três meses foi o suficiente para a equipa de cientistas perceber que os grupos que tomavam banho gelado apresentaram uma redução de 29% nas baixas médicas.
Leia Também: Se passa o dia sentado, está em risco de ter síndrome do 'rabo morto'