Porque não antecipar os festejos do Dia da Criança? A 28 de maio celebra-se o Dia Mundial do Brincar e a My Nametags traz sugestões de atividades para celebrar este dia junto dos mais pequenos. Dentro ou fora de casa, estas ideias garantem a diversão das crianças, e não só, usando a imaginação e sem ser preciso gastar dinheiro.
Espreite abaixo:
Leia Também: Aposte nestas cores ao escolher o fato de banho dos miúdos. É mais seguro
1- Caça ao tesouro
A ideia do desafio e da recompensa nas caças ao tesouro nunca falha em cativar os participantes. Para esta atividade, basta criar um percurso com uma sucessão de pistas, charadas e jogos dentro ou fora de casa com o objetivo de levar as crianças a descobrirem o prémio final. Quanto ao tesouro, desde um livro a um brinquedo, a um bilhete para um museu, há opções para todos os gostos.
2- Cinema em casa
Se para os adultos ir ao cinema já é uma atividade entusiasmante, para os mais pequenos este sentimento ganha outra dimensão. A vantagem de fazer um cinema DIY (Do It Yourself) em casa é que a programação não está limitada apenas ao que está em exibição nas salas de cinema. Criar bilhetes fictícios, e até projetar o filme na parede ou num lençol, se possível, são tudo ideias que acrescentam realismo à experiência. E, claro, as tradicionais pipocas são um elemento que não pode faltar em qualquer sessão de cinema.
3- Cozinhar
As crianças estão sempre prontas para pôr 'as mãos na massa', e aprender algumas receitas é uma ideia perfeita para este efeito. Receitas simples, como cookies ou espetadas de fruta, são só alguns exemplos para passar um bom momento na cozinha, e ainda ter algo delicioso para desfrutar depois. Uma boa opção é o bolo na caneca: só é necessário um ovo, quatro colheres (sopa) de leite, uma colher de óleo, quatro colheres de farinha, um pouco de fermento, açúcar, chocolate em pó ou mel, consoante o sabor que pretender, e três minutos no micro-ondas. Desta forma, qualquer criança poderá dizer que já fez o seu primeiro bolo!
Leia Também: Sete truques para convencer os miúdos a comerem mais legumes e vegetais
4- Sessão fotográfica
Ao longo do crescimento, é mais comum as crianças serem modelos de quase todas as fotografias. Para esta atividade, propõe-se que os papéis sejam invertidos, e que sejam os mais pequenos a controlar a lente da câmara fotográfica. No exterior ou criando vários cenários dentro de casa, para além de puxar pelo lado criativo e os fazer olhar para o mundo de outra forma, é uma proposta que garante deixar recordações para o futuro.
5- Redecorar o quarto
Se for altura de fazer algumas mudanças no quarto, algo importante é ouvir as crianças, o que elas desejam para a decoração do seu quarto, e que façam parte do processo de tomada de decisões. Este acaba por ser o lugar onde passam uma grande parte do seu tempo, e é essencial que estejam rodeadas de elementos que captem a sua atenção. Criar áreas para as diferentes tarefas e valorizar a luz natural são também algumas das preocupações a ter em mente.