Não, ao contrário do que os nossos pais nos incutiram, tomar banho depois de comer não é perigoso. O que importa mesmo é a temperatura da água.
Leia Também: Sintoma doloroso que nem desconfia que possa estar relacionado com cancro
"Não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo", pode ler-se num artigo do blogue do grupo Lusíadas, assinado pelo médico Pedro Oliveira e Silva, especialista em medicina geral e familiar do Hospital Lusíadas Albufeira. Ainda assim, "por ser um processo moroso, poderá ter servido de base à crença de que se deve evitar o banho durante a digestão".
Na realidade, é a água fria que poderá provocar uma indigestão. "Uma das funções básicas do organismo humano é a termorregulação, pelo que, quando expostos a temperaturas extremas, a normalização da temperatura corporal ótima para toda a atividade funcional toma-se prioritária em relação às demais funções", acrescenta. Ou seja, "quando tomamos banho numa água extremamente gelada isto pode provocar a distribuição sanguínea e perturbar o normal funcionamento da digestão".
Leia Também: Tem algum destes sintomas? Atenção, pode ser falta de vitamina essencial