Quantas vezes já lhe aconteceu abrir uma caixa de gelado que tem guardada no congelador e estar cheia de cristais e ‘duro quem nem uma pedra'? É algo bastante comum e um processo que pode ocorrer se a embalagem não for bem armazenada. Ainda assim, existe um truque já devia ter aprendido mais cedo nesta vida.
Segundo a Ben & Jerry's, aqui citada pelo 'website' The Daily Meal, uma das formas de evitar que o gelado se queime com o gelo, e forme os tais cristais, é não deixar na porta do congelador, ou mesmo junto à mesma.
Leia Também: Três truques geniais que vão mudar radicalmente a sua vida na cozinha
Sempre que abre a porta, existem pequenas mudanças de temperatura que podem ajudar à formação dos tais cristais. O gelado, por momentos, pode derreter e voltar a congelar rapidamente, o que leva à formação do tal gelo. Além da textura, isto acaba também por afetar o sabor.
O ideal é guardar as caixas de gelado no fundo do congelador e longe destas pequenas mudanças de temperatura. Outro truque para evitar os cristais, passa por virar as caixas de cabeça para baixo.
A Ben & Jerry's explica que, desta forma, a humidade que se acumula na parte de cima do gelado pode ser redistribuída e evitar a formação do gelo.
Segundo o The Daily Meal, gelados gelados com baixo teor de gordura e com grandes quantidades de açúcar são os mais propensos a congelarem desta forma.
Leia Também: Os melhores truques para não ser enganado quando vai ao 'buffet'