Sim, estes alimentos parecem saudáveis, mas enganam
Quem o diz são especialistas em nutrição e fitness.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Múltiplos alimentos são rotulados como saudáveis e, na realidade, não têm assim tantas vantagens. Com o objetivo de esclarecer a dúvida, o Huffpost, agregador de blogues, falou com especialistas em nutrição e fitness, e recolheu exemplos.
De acordo com os especialistas, um ótimo exemplo é o leite magro, assim com outros produtos laticínios 'light', algo que tem sido muito recomendado entre quem faz dietas, mas é menos benéfico do que parece.
Leia Também: Sete alimentos que vão ajudar a prolongar o bronzeado (com saúde!)
Porquê? "É preciso comer gordura para absorver as vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K. Digo aos meus clientes que comerei produtos lácteos com baixo teor de gordura se me mostrarem uma vaca com baixo teor de gordura", disse Stephen Holt, um treinador de nutrição e personal trainer certificado.
Também os iogurtes magros são muito recomendados. "Podem ter menos calorias, mas normalmente têm açúcares adicionados para compensar a menor quantidade de gordura", alerta Jamie Boudreaux, treinador de golfe e fundador da Golfer Geeks.
Além disso, este tipo de iogurtes pode fazer com que não fique tão saciado, acrescenta. "Descobri isto quando tentei usar iogurte magro nas minhas refeições pré-treino e fiquei com fome muito mais cedo do que queria", exemplifica.
Também a Harvard Medical School - citada no Huffpost - comprova estas afirmações e explicou que tanto o elevado teor de proteínas do iogurte gordo, como o sabor mais rico, ajudam a garantir a saciedade.
Tendo isto em conta, os especialistas recomendam, no geral, a substituição de produtos lácteos com baixo teor de gordura por porções mais pequenas de produtos 'normais', já que faz "mais sentido para os objetivos de saúde a longo prazo".
Mesmo assim, alguns indivíduos com problemas respiratórios, como asma, não devem comer laticínios de todo, causam desconforto, já que podem "criar muco nos pulmões", explica Liana Werner-Gray, nutricionista certificada, chef de cozinha natural e autora. Por isso aconselha "um iogurte de leite de coco".
Leia Também: Vai ficar com fome se comer estes quatro alimentos logo de manhã
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com