Festival Dançarão decorre a 14 a 16 de julho na zona ribeirinha de Mação

Durante três dias, o festival de verão de danças tradicionais de Portugal e do mundo inclui oficinas de dança, concertos e bailes, mas também passeios, ioga, artesanato e o 'Dançarinho' (atividades infantis), entre outras.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
16/06/2023 21:58 ‧ 16/06/2023 por Lusa

Lifestyle

Lazer

A zona ribeirinha junto ao rio Tejo, em Ortiga, no concelho de Mação (Santarém), recebe, de 14 a 16 de julho, o festival Dançarão, da associação Dançarem, que anunciou esta sexta-feira a iniciativa.

Com o mote 'Deixa-te ir... sigó baile!', durante três dias, o festival de verão de danças tradicionais de Portugal e do mundo inclui oficinas de dança, concertos e bailes, mas também passeios, ioga, artesanato e o 'Dançarinho' (atividades infantis), entre outras, que decorrerão na Praia Fluvial, em espaços de Ortiga, como a Liga de Melhoramentos de Ortiga ou o Lagar de Azeite, e do bairro da EDP da Barragem de Belver.

Leia Também: É fã de piqueniques, mas detesta prepará-los? Esta quinta trata de tudo

Em comunicado, a Dançarem! destaca os cabeças de cartaz de um evento multidisciplinar onde a dança é elemento nuclear, e que anuncia bailes com Sebastião Antunes & Quadrilha e Folky Bal'Boa, os espanhóis Zaroj e o duo Caamano & Ameixeiras, ou os belgas Laloy le Tron, entre outros, a par de oficinas de yoga, zumba, danças ribatejanas, galegas e bascas, salsa e forró.

Em paralelo, haverá também concertos-baile, oficinas de instrumentos, mercados e oficinas de artesanato, meditação sonora, observação de aves e passeios pedestres, sempre em redor da aldeia de Ortiga e do parque de campismo existente junto à praia fluvial.

Leia Também: Gastronomia e vinho de Moimenta da Beira em destaque no fim de semana

A primeira edição do Festival Dançarão teve lugar no ano de 2022 em Valada, Cartaxo, e contou com a participação de cerca de mil pessoas. Para esta segunda edição, em Ortiga, "a expectativa da organização é que o número de participantes suba para o dobro" (dois mil participantes), vindos não só de Portugal, mas de vários países europeus, nomeadamente de Espanha, França, Itália e Bélgica.

O Festival Dançarão, frisa a organização, "assenta numa filosofia de envolvimento da comunidade local, tirando partido do potencial de Ortiga e proporcionando aos participantes atividades diversificadas numa lógica de inclusão, respeito e comunhão pelo meio ambiente e convívio salutar".

Com origem em Santarém, a Dançarem! visa promover as tradições através da dança, organizando eventos mensais com oficinas de dança e concertos-baile e colaborando com entidades como câmaras municipais e escolas, em eventos pontuais. A segunda edição do Festival Dançarão irá decorrer em Ortiga "numa ótica de continuidade para os próximos anos", que assenta no "trabalho de sinergias locais que está a ser desenvolvido" nesta freguesia do concelho de Mação, conclui a Associação Dançarem.

Leia Também: Descobrimentos portugueses inspiram evento gastronómico em Vagos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas