Jo Hilditch, da Blackcurrant Foundation, afirmou, segundo o jornal Daily Express, que as groselhas negras têm propriedades que reduzem o colesterol, uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue, mas que, quando está em excesso, é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
Em declarações ao jornal, disse que esta fruta "pode desempenhar um papel vital no combate ao colesterol elevado e, por extensão, às doenças cardiovasculares". Tudo isso deve-se aos flavonoides, compostos naturais conhecidos pelos seus "poderosos benefícios para a saúde", explicou Hilditch.
Leia Também: O alimento viciante que é eficaz a aumentar a massa muscular magra
"Foi provado que estes compostos melhoram a função dos vasos sanguíneos e reduzem a viscosidade do sangue, o que diminui o risco de formação de pequenos e prejudiciais coágulos sanguíneos", acrescentou.
O que diz exatamente a ciência? Em 2021, um estudo publicado na revista Molecules revelou que a ingestão diária do extrato de uma fruta, rica em cheio de flavonoides, mostrou-se eficaz a reduzir os níveis de colesterol em 12 mulheres jovens saudáveis.
Leia Também: Conhece esta dica que faz com que as batatas durem mais tempo?
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Perder peso? Este alimento é dos mais recomendados por uma nutricionista