Há um sintoma que se manifesta logo ao acordar, durante vários dias, que pode indicar que se trata de fibromialgia, uma doença crónica caracterizada por queixas neuromusculares dolorosas e difusas, assim como pela presença de pontos de dor em regiões específicas. Além da dor, que afeta grande parte do corpo, esta patologia pode causar "cansaço ao acordar e uma fadiga extrema durante o dia, não justificável pelas ações do quotidiano", alerta a reumatologista Iva Brito, do Hospital Lusíadas Porto, num artigo publicado no portal Lusíadas.
Isto acontece porque "a condição pode, por vezes, impedir que durma o suficiente para que seja considerado um sono reparador", explica o Sistema Nacional de Saúde britânico, citado pelo jornal Daily Express.
Leia Também: O seu corpo está a pedir ajuda? Veja se tem algum destes sintomas
Em todo o mundo, prevê-se que 2% a 8% da população adulta sofra de fibromialgia A esmagadora maioria dos casos (80% a 90%) são mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos. "Sem ter uma casuística estabelecida, posso referir que estamos, neste momento, a tratar cerca de quatro dezenas de doentes com fibromialgia, e que surgem à volta de seis a 10 novos casos por ano", estima José Caseiro, especialista da Unidade de Tratamento da Dor do Hospital Lusíadas Lisboa.
Outros sintomas de fibromialgia a que, segundo a reumatologista Iva Brito, deve estar atento:
- Queixas de dor persistente, inespecífica e espalhada pelo corpo todo;
- Dor que se estende por um período superior a três meses, mas o doente não encontra uma causa definida;
- Falta de concentração e alguns episódios de desmemoriação;
- "Em 25% dos casos há mesmo casos de depressão. Tipicamente, os doentes com fibromialgia manifestam algum sentimento de desespero que o médico tenta atenuar", refere a reumatologista Iva Brito.
Leia Também: Olhar que mata. Este é um dos primeiros sinais de cancro do fígado