Ainda estamos no verão, é certo, mas nada como jogar na antecipação e começar a preparar-se para a época das gripes e constipações. A Covid-19 também se mantém entre os motivos de preocupação.
Tudo o que precisa de fazer é começar a adotar medidas preventivas. Algumas delas até devem continuar a ser feitas ao longo de várias semanas.
O 'website' SheKnows falou com vários especialistas para saber como deve agir agora e durante as próximas estações mais frias.
Leia Também: Faz bem à garganta e não só. Veja como o mel pode fortalecer a sua saúde
1- Seja vacinado
"A vacinação pode reduzir as doenças gripais, as consultas médicas e as faltas ao trabalho e à escola devido às mesmas", refere o pneumologista Gustavo Ferrer.
2- Lave sempre as mãos
"Lavar as mãos pode ser tão eficaz como uma vacina. É algo que todos podemos fazer para continuarmos saudáveis."
3- Desinfete as zonas de elevado contacto
"Manter as maçanetas das portas e bancadas limpas e desinfetadas é tão importante quanto lavar as mãos", explica a médica Kristin Dean.
4- Tenha sempre alguns remédios em casa
"Deve ter alguns medicamentos básicos para ajudar quando os primeiros sintomas aparecem", continua Kristin Dean.
5- Evite eventos com comida exposta
Pode ser costume juntar pais e filhos em lanches, por exemplo, mas são eventos a evitar, especialmente se tiverem comida ao ar e em modo 'buffet'. "Evite a todo o custo, podem ser expostos a espirros e até toques."
6- Evite grandes aglomerados de pessoas
"Ao fazer compras, tente evitar horários de pico, quando as lojas estão lotadas. Pode ficar exposto a um número maior de clientes possivelmente doentes”, explica Kristine Arthur.
Leia Também: Pediatra partilha três dicas para manter as crianças longe de infeções