Beterraba entra, com toda a certeza, na lista dos vegetais menos populares, mas, na verdade, tem múltiplas vantagens e, segundo Michael Mosley, médico e autor de vários livros, ajuda a baixar a tensão arterial. Além disso, o vegetal tem a capacidade de oferecer um impulso nos níveis de energia, especialmente em idosos.
Aliás, citado no Gloucester Live, o livro mais recente do médico - 'Just One Thing' - explica que "a beterraba é rica em nitratos, que são convertidos por bactérias na sua boca em óxido nítrico", algo que causa vasodilatação, a expansão dos vasos sanguíneos.
Leia Também: Sete vegetais que são ainda mais saudáveis crus do que cozinhados
De acordo com o especialista, graças a esta característica, o vegetal ajuda a baixar os níveis de tensão arterial e, ao mesmo tempo, sobretudo nas pessoas mais velhas, oferece "um impulso para se tornarem mais ativas", acrescenta.
Além disso, menciona que "os romanos usavam-no como afrodisíaco" já que "o mecanismo é exatamente o mesmo que o do Viagra". Como assim? Então, o conhecido fármaco liberta "óxido nítrico e expande os vasos sanguíneos", especialmente nos órgãos genitais.
Leia Também: O vegetal que faz maravilhas pelo intestino (segundo uma nutricionista)