Num mundo perfeito, ninguém teria gordurinhas. Porém, a única coisa que podemos fazer se pretendemos ter uma barriga lisa e seca é evitar ou moderar o consumo de alguns alimentos.
A nutróloga Patrícia Santiago, especialista em reeducação alimentar, explica ao jornal Metrópoles que a alimentação é um dos fatores que mais contribui para a acumulação de gordura na barriga. Todavia, "elevados níveis de stress, sono desregulado, má postura e até fatores genéticos influenciam", afirma.
Leia Também: Por favor, pare de pousar estas três coisas em cima do micro-ondas
A especialista recomenda a substituição de "alimentos feitos com farinha fina por alimentos com farinhas integrais", por exemplo. Mas há mais.
Veja abaixo os cinco alimentos a evitar:
1- Pães e massas brancas
"A farinha branca é inimiga da perda de peso e contribui para a formação de gases e distensão abdominal. Substitua a farinha branca pelas integrais, que são ricas em fibras e melhoram a digestão."
2- Bebidas alcoólicas
Podem desequilibrar a flora intestinal. Resultado: a barriga aumenta. Estas bebidas sobrecarregam o fígado, o que reduz a capacidade do órgão processar as gorduras dos outros alimentos.
3- Refrigerantes
"Provocam distenção abdominal. E até mesmo os tipos 'diet' ou zero não são indicados, pois possuem conservantes, corantes e aspartame”, afirma Patrícia."
Leia Também: Atenção! Reaquecer estes nove alimentos no micro-ondas é um perigo
4- Brócolos e couve-flor
Podem provocar um aumento da produção de gases devido a compostos sulfurados. O 'segredo' é evitar consumir mais de dois tipos desses vegetais na mesma refeição para evitar a distensão abdominal.
5- Laticínios
"Podem aumentar a produção de gases e causar flatulência, diarreia ou obstipação em pessoas sensíveis ao glúten. Além disso, podem elevar a glicose e promover o armazenamento de gordura abdominal”, aponta a nutricionista.
Leia Também: Nutricionista revela seis sinais de emagrecimento saudável