O seu cão pode gostar que lhe faça festas, mas irá gostar muito mais que lhe dê uma massagem. Sabia que pode trazer vários benefícios para o animal? Alyson Snelling é massoterapeuta canina e explica tudo.
"A massagem canina oferece tantos benefícios físicos e emocionais que pode considerá-la um componente essencial dos cuidados de saúde, como alimentação, água, abrigo, exercícios e higiene", começa por dizer em entrevista ao 'website' The Healthy.
Leia Também: Provavelmente é por isto que o seu cão uiva
"Ao incorporar a massagem na rotina de um cão pode ajudar a reduzir o stress desnecessário nas articulações, o risco de lesões e a degeneração mais rápida das articulações afetadas", continua.
Pode fazer uma massagem depois de qualquer tipo de atividade. Refere que cães mais velhos acabam por beneficiar mais com a massagem uma vez que liberta a tensão, reduz a dor e estimula o sistema imunitário.
"A massagem pode ser dada todas as semanas ou a cada duas". Existem várias técnicas de massagem que pode aplicar no seu cão. Uma delas é o chamado toque passivo.
"Coloque as mãos relaxadas sobre o cão, na zona da anca ou nas costas. Deixe que a mão transfira calor ao longo de 10 a 30 segundos", conta Alyson Snelling. "Esta técnica pode ser aplicada em qualquer parte do corpo onde o cão apresente tensão ou dor."
Leia Também: Este sinal discreto indica que o seu cão está assustado. Sabia?