O seu patudo fica parado e quieto num local, estica o pescoço, arregala os olhos e afasta os cotovelos, faz movimentos rápidos inspiratórios com a boca fechada, emite sons devido a passagem do ar pelo nariz e tosse? Pois bem, o mais provável é tratar-se de um episódio de espirro reverso, também chamado respiração paroxística inspiratória.
Essencialmente, trata-se de um espirro para dentro do organismo. "Quando o cão está a inspirar (entrada de ar nos pulmões), acontece um espasmo involuntário da garganta e no palato mole (céu da boca mais mole)", explica a médica veterinária Maria Beatriz Mariano, no blogue da Barkyn.
Leia Também: Quatro cuidados de higiene oral (simples) que deve ter com cães e gatos
Alergias, corpos estranhos no nariz, parasitas, inflamação, infeção respiratória, tumores e excitação são alguns dos motivos. "Os espirros reversos podem acontecer em patudos de qualquer idade, podendo surgir apenas por defesa do organismo, ou estarem associados a alguma patologia."
Para ajudar o animal deve massajar levemente a garganta, oferecer-lhe água para que ele possa beber e, sobretudo, manter a calma.
Leia Também: Os animais de estimação podem tomar os nossos medicamentos?