Se o seu objetivo é reduzir a pressão arterial e passar de lingrinhas a musculado, devia comer beterraba mais vezes. Só tem a ganhar.
Em declarações ao portal Sport Life, a nutricionista da Fabíola Espíndola, da MedSculp, enaltece a diversidade da beterraba. "É um alimento, que possui inúmeros minerais na sua composição, nomeadamente potássio, fósforo, magnésio e cálcio, além de vitaminas A e C." Possui um tom vermelho-arroxeado devido à presença de betalaína, um "importante antioxidante natural para o organismo, capaz de combater os radicais livres, prevenindo doenças."
Leia Também: Isto é o que acontece ao corpo quando come demasiados carboidratos
A nutricionista explica que a beterraba é uma aliada na redução da pressão arterial, pelo facto de dilatar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e favorecer a queima de gordura. "É rica em nitrato que será convertido em óxido nítrico pelo organismo (...), o que favorece a vasodilatação e está relacionado com o aumento das trocas gasosas, o aumento do fluxo sanguíneo, biogénese mitocondrial, eficiência, fortalecimento da contração muscular e regulação de oxigénio no músculo ativo".
Mais: "Suplementos de sumo de beterraba demonstraram capacidade de reduzir a fadiga muscular associada a exercícios físicos e de promover a regeneração muscular".
Leia Também: Costuma comprar este fruto? Tem efeito calmante e ajuda a perder peso